quinta-feira, 30 de junho de 2011

YANSÃ





tinta acrílica sobre tela 70x50cm, trabalho pintado para meu amigo Jean levar pra Bahia em sua nova fase na sua vida, boa sorte camarada.


Yansã (Iansã, Iansan), ou Oyá, é um Orixá de força feminina. No Brasil é sincretizada com Santa Bárbara. Senhora dos ventos, dos raios e das tempestades, é representada no Candomblé com um alfange e uma cauda de animal nas mãos, e com um chifre de búfalo na cintura. Nas lendas provenientes do Candomblé, Iansã foi mulher de Ogum e depois de Xangô, seu verdadeiro amor. Xangô roubou-a de Ogum.

É a Iyabá de temperamento mais forte, dotada de uma força bélica que encontra correspondência, pelo lado masculino, em Ogum. Esse temperamento afirma-lhe a qualidade de guerreira e de líder, mas não de mãe, como Oxum ou Yemanjá, mesmo tendo tido nove filhos de Ogum.

Em nossa querida Umbanda, Iansã é reconhecida como Senhora dos eguns, os espíritos dos mortos. A guia de Iansã é de cor amarela escura, e no Candomblé é vermelha. No Candomblé também é chamada de Oyá.



ades. Como Orixá altiva, poderosa, guerreira

quarta-feira, 22 de junho de 2011

TATUAGEM!!! ARTE MARGINAL!!!



A tatuagem é um acordo entre o artista e o cliente, o trabalho no meu ponto de vista tem que ser satisfatório para ambos, tanto o tatuador como o tatuado devem ficarem felizes com o resultado ao final do trabalho, se um ou o outro não estiver satisfeito não está perfeito, ou a pessoa escolheu o artista errado ou o tatuador fez o trabalho pelo dinheiro somente ou por qualquer outro motivo que fez com que ele não colocá-se o máximo de si no trabalho. O artista precisa receber pelo trabalho dele mais isso deve ser a consequência do bom trabalho desenvolvido e não a prioridade.
O mercado de tatuagem no Brasil se divide em um monte de gente que acha que é tatuador, que são os que entraram nessa por achar que era um trabalho rentável e fácil, em que você não precisa se preocupar com aparência e que não teria um chefe, um horário a cumprir entre outras coisas chatas de um trabalho digamos normal. Os tatuadores comerciais, que são aqueles que tatuam em séries, em que você escolhe o desenho da pastinha e ele reproduz em sua pele, reproduz o mesmo desenho 30,40 vezes ou mais quantas forem necessárias, é um preguiçoso que não perde tempo pensando no trabalho antes do cliente chegar,o cliente escolhe aquilo e já era. E tem os tatuadores de verdade, que são aqueles que se preocupam com o desenho escolhido, com o encaixe dele no corpo, com a anatomia do desenho, é o grupo de tatuadores que eu tento me encaixar, o que vai dar uma maior atenção a sua tatuagem, desde a criação do desenho até a aplicação e processo de cicatrização, é um processo bem mais demorado tanto pra criar um desenho pra uma tatuagem como para se chegar a um nível desejado o que é quase impossível por que é um estudo infinito... quanto mais se estuda mais longe se quer chegar, então acabamos vivendo tatuagem 24 horas por dia, pensamos tatuagem 24 horas por dia, estudamos tatuagem e desenho a todo momento, fazemos tudo que achamos que vai ajudar em um melhor resultado da tatuagem em si , seja desenhando pintando ou simplesmente olhando referencias...
Cabe a cada um escolher o tipo de artista a quem entregará sua pele, e o seu dinheiro, sabendo o valor a que ela dará a esse trabalho, economizando e correndo os riscos que vão desde uma falta de assepsia como um material de má qualidade, deve-se observar que no valor de uma tatuagem está incluso o material básico e descartável pra montagem da mesa por menor que seja a tatuagem que são entre eles: filme pvc para embalar tudo em que vai ter contato com a luva e indiretamente com o sangue da pessoa a ser tatuada, batoques(recepientes descartaveis para tinta) lembrando que toda tinta que sobrar nesses recipientes dever ser descartadas também, luvas de procedimento, vaselina, etc; o ambiente adequado para o procedimento da sua tatuagem, o material de esterilização das biqueiras,entre outras e ainda o lucro do artista pelo trabalho desenvolvido porque ele vive disso dedica tempo a isso e também tem contas a pagar, então se você não tem dinheiro para pagar o artista escolhido o melhor a fazer é esperar mais um pouco e não procurar aquele artista fuleiro que cobra uma merreca porque um trabalho artistico como uma tatuagem que é irreversível e corre sérios riscos a saúde.